quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Fim de Semana na Serra da Freita

Os passeios da Marta estiveram de férias para pensamentos e reflexões. Mas agora estou de volta e os passeios também. Desta vez fui "para fora cá dentro". 
Muitas vezes quando vou ao estrangeiro e visito certos lugares tipicamente turísticos comparo com Portugal. Chego muitas vezes à conclusão que existem sítios realmente incríveis lá fora, mas que os lugares e monumentos do nosso pedacinho à beira mar plantado não ficam nada atrás. Esta minha convicção ganha outra dimensão quando visito efetivamente novos lugares no meio pais. Cantinhos escondidos. Que quase ninguém conhece. Nem ouve falar. Mas que no estrangeiro moveriam uma economia de ímans e porta-chaves. 

Vamos então aos factos...

Objetivos: passagem de ano. uma casinha rural. descanso. tranquilidade. amigos. natureza. 
Premissas: 4 pessoas porreiras. 2 carros. muita comida. muita bebida. 

Depois de muito procurar no nosso já grande amigo Airbnb, encontrámos uma casinha em Tabaçó. E onde fica Tabaçó? Perguntam vocês. É melhor é verem vocês mesmos aqui. e chegar lá, só com GPS. 

Trata-se de uma mini mini aldeia perto de Vale de Cambra, semi-abandonada. Encontram-se casas a cair de antigas e com um ecossistema próprio no interior mas também algumas casas recuperadas. Raramente ouvimos vozes na rua, e os carros estacionados falavam francês. Na nossa casinha não havia rede. Tínhamos que subir ao terraço e lá mesmo na pontinha quase no telhado do vizinho lá aparecia um tracinho. Dados móveis só em sonhos. Mas aguentávamos assim mais uns dias. 






Bem, tudo isto podia ser a descrição de um fim de semana realmente aterrador, mas devo dizer que foi dos fins de semana mais tranquilos e serenos que tive. Cheguei a casa de baterias carregadas e se pudesse voltava para lá amanhã. 
Aquele cenário aparentemente moribundo não destrona o sossego, o som dos passarinhos, a vista para a serra da freita e para a Frecha da Mizarela lá mesmo ao longe, a convidar para uma visita. A casa restaurada em pedra e o quentinho da lareira. 



Visitámos a Frecha da Mizarela, uma cascata de destaque no nosso pais pela sua altura: 60 metros de queda de água. Uma das mais altas da europa. 



Observar a cascata através do miradouro não é suficiente. Arrisquem-se a descer de carro ou a pé a estrada inclinada mesmo ao pé do miradouro. 
Aí sim, vão poder apreciar a grandiosidade da Frecha da Mizarela.




Na Serra da Freita a natureza procura um contacto de proximidade :D

Mais uma referência da Serra da Freita são as Pedras Parideiras. Outro lugar que passa despercebido pelos portugueses mas é lugar de um fenómeno ÚNICO NO MUNDO. Ou quase único. Este tipo de fenómeno em que pequenos núcleos de biotite se destacam de uma rocha principal aparentando nascer da mesma só ocorre em dois lugares do MUNDO: na Serra da Freita e num lugar na Rússia.




 Junto às pedras parideiras existe um centro de interpretação que ajuda a compreender o fenómeno, no entanto, estava encerrado. 





Para acabar o roteiro e de regresso a casa, não deixámos escapar mais uma maravilha que merece tanto uma visita: a Cascata da Cabreia. 











 Bons passeios ! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Autoria

Autoria
Ana Marta Amaro

Decidimos mudar de casa.  Há sempre uma altura da vida em que precisamos de um espaço maior, com menos barulho e melhores condições. Uma ...