terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Barcelos

Barcelos, é sem duvida um dos destinos mais conhecidos do Norte de Portugal, sobretudo porque graças à figura do Galo de Barcelos que se ocupa do merchandising do nosso pais. Localiza-se no distrito de Braga, banhada pelo rio Cávado e oferece ao visitante um belo centro histórico com variadíssimos elementos arquitectónicos de grande interesse histórico e cultural.























Deixámos o carro a sul do Rio Cávado e entrámos pela “passadeira” da cidade, a velha Ponte de Barcelos. Atravessado o rio, surge destacado o Paço dos Condes de Barcelos. Junto do Paço, existe um harmonioso espaço ajardinado onde no seu centro está inserido o Pelourinho e o Solar dos Pinheiros.

Caminhando pelo centro histórico da cidade pela Rua de São Francisco vai encontrar do lado direito (antes da torre medieval) o Largo Dr. José Novais onde existe uma lojinha encantadora de artesãos locais, que devem todos visitar. Trata-se de uma associação de artesãos que promove os simbolos locais com uma roupagem diferente mas sempre com os traços tradicionais. Cada peça é única, e feita à mão. Os preços são super acessíveis e peças encantadoras, galos líndissimos. Se tiverem sorte apanham o senhor que nos atendeu que sabia identificar cada artesão pela peça e contava-nos a história de cada um, do mais velhote ao mais novo e arrojado.




Retome a Rua António Barroso para sentir a animação da cidade, as lojas, esplanadas e pessoas a passearem e fazerem compras. Percurso que tem seu auge no Largo da Porta Nova com uma fonte lindíssima e os jardins floridos.

Almoçámos no restaurante Casa dos Arcos que adorámos e recomendamos 😍😍

Visitar em Barcelos:
Ponte de Barcelos, Paço dos Condes de Barcelos, Pelourinho, Solar dos Pinheiros, Igreja Matriz de Santa Maria Maior, que dado o seu valor inquestionável, está classificada como Monumento Nacional; Rua de São Francisco, Largo da Porta Nova, Igreja de Senhor Bom Jesus da Cruz, Rua Visconde Leiria, Teatro Gil Vicente, Chafariz e a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, Associação de Artesãos Locais.
Ah, e não se esqueça de coleccionar fotografias com todos as representações grandes de galos de Barcelos que encontrar. Eles andam por lá !😂😂

Sem comentários:

Enviar um comentário

Autoria

Autoria
Ana Marta Amaro

Decidimos mudar de casa.  Há sempre uma altura da vida em que precisamos de um espaço maior, com menos barulho e melhores condições. Uma ...