segunda-feira, 11 de julho de 2016

Itália Ligúria - Cinque Terre, Santa Margherita e Porto Fino 2016

Depois de dois dias por Milão e Génova. O dia 3 foi passado em Cinque Terre (*olhinhos a brilhar*).

CINQUE TERRE

Depois de algum brainstorming sobre as várias possibilidades de visitar Cinque Terre (comboio, barco ou a pé) decidimos comprar o passe CINQUE TERRE de comboio. O passe inclui o comboio que parte de La Spezia pára nas 5 terras onde podemos sair, passear e voltar a seguir caminho e termina em Levanto (uma estação mais central). Este passe apenas está à venda na estação de La Spezia.






















Com o bilhete dão um horário dos comboios e um mapa.
O livro sobre Cinque Terre em português foi um achado na estação de La Spezia :D

IMPORTANTE: assinem o bilhete atrás. Não vá um funcionário da trenitalia sedento de ganhar a sua comissão pedir-vos 50€ de multa. Sim, aconteceu-nos. Não, obviamente não pagámos.

1- Riommagiore
(para mim a mais bonita :D)






Via del' amore



Fazia parte dos nossos planos ir de Riomaggiore para Manarola a pé através da famosa Via dell' amore. Para além de termos dois pombinhos entre nós, era entusiasmante atravessar um caminho nas arribas à beira-mar. No entanto, a via del' amore estava encerrada por causa do mau tempo que se fez sentir nos dias anteriores. 
A Via dell’Amore é o troço mais famoso do Sentiero Azzurro (caminho pela costa que conecta as 5 vilas). Tornou-se um marco mundialmente famoso de cinque terre sendo especialmente apreciado pelos turistas. 
Desde a sua criação em 1900 , a Via dell' Amore tem enfrentado inúmeros períodos de encerramento devido a deslizamentos de rochas . 
Foi construído inclusivé um túnel num troço do caminho particularmente propenso a deslizamentos e foi fixada a encosta da montanha com rede de aço noutras áreas de risco. Apesar das medidas de segurança, a geografia única da região com predomínio de falésias e terreno rochoso luta constantemente contra a intervenção humana o que implica o encerramento temporário da Via dell' Amore. 
Podem encontrar aqui a história que envolve o nome deste troço e aqui podem saber antes da vossa viagem se a Via dell' Amore se encontra aberta à circulação. 
(hoje continua fechada :( )


2 - Manarola



Vista para Corniglia

Obtámos por não visitar a Corniglia porque tinhamos referências de não ser tão bonita como as restantes e queriamos aproveitar todo o tempo para nos perdermos de encantos pela restantes :D

4 - Vernazza


5 - Monterroso del Mare

(e cumpriu-se o pacto de irmos ao banho na última terra :p)

Dia 4:
Santa Margherita

Não estava nos planos. Foi apenas uma passagem para chegarmos a Porto Fino. No entanto, para mim foi das maiores surpresas e trouxe de lá uma enorme vontade de lá voltar. Uma baía enorme, olhava à volta e tudo parecia um quadro. Desde o azul do mar, às cores dos palácios, dos hoteis, das imensas flores do pequenos jardins. Tudo era cor.





De Santa Margherita a Porto Fino tínhamos as opções de ir de autocarro ou de barco (é possível ir a pé também!). Mas em boa hora escolhemos o barco. Pagámos 10€ (ida e volta) e abandonar Santa Margherita e chegar a Porto Fino pelo mar foi uma experiência única. Digna de filme :D 


Porto fino




Considerada por muitos uma das oito maravilhas do mundo, Porto fino é uma pequena aldeia de não mais de 500 moradores, com uma baía única. Tornou-se famosa ao longo dos anos 60, quando passou a ser frequentada pelos ricos e famosos personagens da "Dolce Vita": atores, atrizes, estrelas pop e nobres.
Um lugar lindo, CARO, cheio de magia e tranquilidade. Em Portofino não há muito o que fazer. Senão passear pela lojinhas de presentes, pelas lojas de alta costura, admirar os iates incríveis estacionados ou simplesmente relaxar. Há muitos restaurantes (CAROS), especialmente de pizzas e peixes. Mas que tem uma magia muito própria, ninguém pode negar :D


Bons passeios :D ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Autoria

Autoria
Ana Marta Amaro

Decidimos mudar de casa.  Há sempre uma altura da vida em que precisamos de um espaço maior, com menos barulho e melhores condições. Uma ...