segunda-feira, 25 de junho de 2018

Quinta do Encontro


Nasceu nas caves do vinho do Porto a minha paixão pela enologia. Não sou grande apreciadora de vinho, confesso. O que torna esta paixão ainda mais peculiar. O que me apaixona, realmente, é o processo. Desde a vinha, à colheita, aos rituais, às caves, até ao produto final. Uma história de processos muitos antigos e rudimentares que foram evoluindo até aos dias de hoje, muito mais industrializados. 

A visita à Quinta do Encontro é obrigatória para os amantes da enologia e vinhos, especialmente da Bairrada. 
A quinta nasce da paixão pelos vinhos, criando uma visão das formas e linhas exteriores e interiores do desenho estrutural de uma barrica que resultou na perfeita harmonia conceptual entre a produção de vinho e a arquitetura moderna.

O grupo Dão Sul é o proprietário da Quinta do Encontro e está representado nas principais regiões demarcadas do país, com herdades especialmente orientadas para o enoturismo, como a Quinta de Cabriz e o Paço dos Cunhas de Santar (Dão), Herdade Monte da Cal (Alentejo), Quinta Sá de Baixo (Douro), e claro, a Quinta do Encontro (Bairrada). 
A quinta do encontro é constituída por 20 hectares de vinha, a adega, uma loja de vinhos e o restaurante.



O restaurante localiza-se num edifício moderno e inovador com a forma de uma barrica e conta com um ambiente calmo e requintado O lema da casa centra-se no vinho, mas não posso deixar de referir o pão e o azeite. Adoro o azeite Cabriz. Uma explosão de aromas e sabores logo à entrada da refeição.

Confesso que sempre que visitei o restaurante foi durante a semana, para usufruir da Quinta do Encontro a um preço mais simpático. E mesmo neste contexto, a comida é muito saborosa e cheia de requinte. Na última visita foi nos servido um folhado de maça e mel, medalhões de porco para mim e pataniscas para o ele, e por último uma fatia de bolo chocolate delicioso. Tudo isto, acompanhado pelos vinhos da quinta à escolha do cliente. A diária está disponível de terça a sexta-feira, no período de almoço. Custa 12,50€ e inclui Entrada, Prato de Peixe ou Carne, Sobremesa e Café, com vinhos de seleção. Ainda não tive oportunidade de provar os pratos da carta, mas lá iremos.









Para terminar a visita, aproveito para reabastecer a adega lá de casa na loja de vinhos, onde encontramos vinhos de todas as quintas Dão Sul, como Cabriz, Quinta de Santar, entre outras, mas também as marcas QDOE e Encontro que representam uma abordagem inovadora da região da Bairrada. 

Do portefólio de vinhos, destaco o espumante QDOE rosé, como o meu preferido. Um espumante mais doce e fresco, ideal para os dias de verão, que é sempre minha escolha para acompanhar a refeição no restaurante e lavar para casa.
Podem ainda encontrar na loja, o Cabriz Touriga Nacional branco que conquistou medalha de ouro no Concurso de Vinhos de Portugal 2018.




Localização:
São Lourenço do Bairro, Anadia https://g.co/kgs/SzsLX2 

Telefone: +351 231 527 155 / +351 232 960 140
Horário: Terça a Sábado (10:00 às 22:00), Domingo (10:00 às 18:00*), Segunda (Encerrado)
*O horário pode ser alargado em caso de reserva para grupos superiores a 15 pessoas.
Restaurante Quinta do Encontro: 35€ (Preço médio por pessoa)
Visita Guiada: Gratuita (com oferta de flute de espumante da casa) | Duração: Aprox. 1h | Horários: 11h30m, 15h30m e 18h30m.  Aconselha-se marcação prévia.


...
Sigam os nossos passeios nas redes sociais. 
 As dicas em 👉 www.facebook.com/route92.travel/ 
e as fotos em 📸 http://www.instagram.com/route92.travelblog/ 
 Se tiverem alguma dúvida ou precisarem de ajuda para planear a vossa viagem enviem email para ⏩ route92.travelblog@gmail.com.  
Boas viagens! 😁🌍


Sem comentários:

Enviar um comentário

Autoria

Autoria
Ana Marta Amaro

Decidimos mudar de casa.  Há sempre uma altura da vida em que precisamos de um espaço maior, com menos barulho e melhores condições. Uma ...