quarta-feira, 11 de abril de 2018

My Rome - EAT, PRAY AND LOVE



Esta viagem a Roma foi muito desejada. Como se de um filho se tratasse. Foi preciso sonhar muito. Planear. Foi se adiando. Procurando a oportunidade certa. Eis que nasceu esta viagem. Tal e qual como pensada. Ou melhor. A cidade é imensa e repleta de edifícios imponentes. Que nos diminuem e relativizam. Tudo é grande e bonito. Ao cruzar de uma esquina inocente somos esmagados pela magnificência de mais uma fonte ou edifício, esculpido religiosamente por mãos dotadas de perfeição.
Neste post .... os transportes, sítios para passear, visitar e comer.
Transportes - Quando pedi conselhos sobre Roma, muitos amigos me aconselharam a andar muito a pé e que os transportes públicos, nomeadamente os UBER ou táxis, eram escassos. Não sei se concordo totalmente. Por um lado, o clichê "Roma é um museu a céu aberto" é uma verdade e a melhor forma de aproveitar todos os recantos da cidade e deixar-se tropeçar nos edifícios e praças é andando a pé. No entanto, Roma pareceu-me demasiado grande para andar apenas a pé. É verdade que só tive 3 dias para visitar a cidade, mas senti-me demasiado cansada por ter feito os dois primeiros dias apenas sobre as minhas pernas. A rede de metro não é muito conveniente para turistas. Para além de não atravessar o centro da cidade, o metro nunca é uma boa alternativa, já que não nos permite observar as ruas e as pessoas. Acho que o autocarro é um ótimo meio de transporte em Roma. Cada bilhete custa 1,5€ (serve também para o metro) e pode ser comprado em diversas tabacarias. ATENÇÃO: não dá para comprar dentro do autocarro. No último dia, recorri ao UBER e não tive qualquer problema. A chegada foi rápida e funcionou sem problemas (como habitual). Ao contrário do que me tinham dito, vi imensos táxis a circular pelas ruas, por isso, penso que andar de táxi não será também um problema.
EAT
Falar de Roma e perfeição é falar dos seus sabores. Roma sabe a pizza fina e crocante. Sabe a gelado de chocolate e morango com a textura da fruta. Sabe a pão com manteiga e pesto. Sabe aos molhos. Sabe a azeitonas e a tomate. Sabe a bebidas ao final da tarde e aos aperitivos. Sabe a tiramisú e a cheesecake de ricota com pepitas de chocolate. Sabe aos mil tipos de pasta que tive que ir pesquisar no google.
A comida italiana ...
sabe a saudade ...
👌

Restaurante La Famiglia I e II
Restaurante Klass
PRAY
Aqui, apresento-vos os lugares que visitei. Alguns inspiraram-me as palavras. Outros encantar-vos-ão apenas com as imagens. 

Museu do Vaticano e Capela Sistina

Posso apostar que qualquer pessoa que planeia visitar a capela Sistina fica algo desiludida ao perceber que para alcançar a capela tem primeiro que percorrer as salas do museu.
Mas aposto também, que no final da visita o que lhe vai ficar na memória são os tetos imensos e encantadores do museu do Vaticano. Da capela Sistina apenas vai reter o barulho, agitação e o nervoso miudinho para tentar tirar uma foto que não vai poder tirar. "Silence, no photo, no video" (x1000)




Praça de São Pedro

Desculpem-me os mais crentes, mas esta foi a maior desilusão para mim. Pensava que iria deparar-me com uma praça gigante, digna de milhares e milhares de pessoas, absolutamente devoradora ... Mas não. É uma praça rodeada por imensas colunas e esculturas lindas (e câmaras de vigilância). Uma igreja cuja fachada não surpreende. E uma fila de duas horas para entrar na dita igreja.

Fontana de Trevi
A Fontana de Trevi é tal e qual como nos sonhos. Mas com muito mais gente. Acaba por ser um pouco negativo. Não existe um momento para desfrutar, sem pessoas, sem empurrões. Existem olhares de pressão que falam. "Sai dai. Agora é a minha vez de tirar uma foto"

  
Expectativa


Realidade




Piazza Navona





Panteão

A fachada do panteão são colunas sombrias, escuras como o inverno. Mas o interior, abre-se uma primavera luminosa e colorida. Foi tudo construido com detalhe. Pensado ao pormenor. O óculo no ápice e a porta de entrada são as únicas fontes de luz natural no interior. No decorrer de um dia, a luz do óculo passeia pelo espaço num movimento inverso ao de um relógio de sol. O óculo não tem vidro e serve como sistema de refrigeração e ventilação do edifício; durante chuvas e tempestades, um sistema de drenagem no piso remove a água que escorre pela abertura.









Piazza Venezzia








Lupa Capitolina

Loba Capitolina  é uma escultura de bronze , de dimensões aproximadamente naturais que representa a loba das narrativas romanas sobre a  Fundação de Roma .

Segundo a lenda, Rómulo e Remo, foram atirados ao rio Tibre.  Por milagre, o cesto onde estavam as crianças acabou por parar numa das margens do rio no sopé do monte   Palatino   onde foram encontrados por uma loba que os amamentou.   Algum tempo depois, um pastor de ovelhas chamado   Fáustulo   encontrou os meninos próximo da   Figueira Ruminal , na entrada de uma caverna chamada   Lupercal .   Ele os recolheu e criou.
Quando a verdade sobre as suas origens foi revelada aos irmãos, estes decidiram fundar uma nova cidade no local onde haviam sido deixados. Rómulo queria chamá-la Roma e edificá-la no  Palatino, enquanto Remo desejava nomeá-la Remora e fundá-la sobre o Aventino. No meio das discussões subsequentes, Rómulo matou seu irmão e fundou sua cidade, Roma.
Não se cansem muito para procurar a loba. É um símbolo da cidade. Mas é tão pequenina e escondida.


Coliseu






Forum romano
Localizado no centro de Roma, é um fórum (praça) rectangular, famoso pelos remanescentes, que demonstram o uso de espaços urbanos durante a idade romana com construçõ es públicas de grande importância cultural. Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos e o centro dos assuntos comerciais.

Visitei o forum romano sem expectativas do que ia ver. Na verdade, não sabia o que era o fórum romano. Mas quando subi a uma varanda onde é possível ter uma panorâmica de todas as construções remanescentes, senti-me muito pequenina. Existe uma cidade em ruínas  antiquíssima dentro da cidade. Surpreendeu-me a capacidade de se ter construído algo assim, tão grandioso, há tantos séculos atrás. 






Rio Tevere
(ou Tibre)



Transtevere
O bairro mais pitoresco de roma. Com ruas e ruinhas. Com lojas de artesanato e outras mais alternativas. Restaurantes, bares e ótimas gelatarias.



Castelo e Ponte de Sant'Angelo




Campo di Fiori

A zona mais charmosa e colorida de Roma. De dia acontece o mercado tradicional, e à noite as massas e os legumes dão lugar à animação dos bares. Aproveita a zona para tomar uma bebida ou comer nos imensos restaurantes típicos das redondezas. 




Piazza di Spagna
Vi o melhor pôr-do-sol da minha vida no cimo desta escadaria.


Piazza del Popolo


Igreja de Jesus e Maria
Chiesa di Gesù e Maria


HardRock Rome

O HardRock mais bonito que alguma vez vi. Muito boa música. Staff super simpático.
E caríssimo como todos os outros 😁


- O meu itinerário -

Dia 1 , Dia 2 e Dia 3
and LOVE
💖

Vou voltar para...
Visitar o interior da Basilica de S. Pedro
Passear no jardim Borghese
Subir o elevador do monumento a Vittorio Emanuele

1 comentário:

  1. Excelente texto com ótimas descrições e belíssimas fotos. :) Só é pena estes sítios terem sempre tantos turistas. Aqueles lugares mágicos devem acabar por perder alguma dessa magia por causa da confusão. Parabéns... Continua a viajar e a mostrar-nos o Mundo. :D

    ResponderEliminar

Autoria

Autoria
Ana Marta Amaro

Decidimos mudar de casa.  Há sempre uma altura da vida em que precisamos de um espaço maior, com menos barulho e melhores condições. Uma ...